segunda-feira, março 05, 2007

Sobre as ligações deste blog

Com tanta literatura na internet, e porque não a podemos divulgar toda, havia que estabelecer critérios, não é? Pois é.
Então, os critérios são estes:

1 - Dar prioridade aos sítios que divulgam autores de língua portuguesa, ou traduzidos para português - novos, consagrados, e outros que não sendo novos também não são consagrados. É esse critério que levou à inclusão de websites como a Biblioteca Nacional Digital e O Cantinho da Poesia, ou blogues como o Alicerces e o Canal de Poesia.

2 - Na secção "família e amigos", temos a família e os amigos. Portanto, não se admirem de ver aqui blogues que não são de literatura, como o Viagens no Mundo das Marionetas ou o Teatro Fórum de Moura: são amigos. Já o Affonso Gallo e o Baltasar Mingo, esses, são família.

3 - Outros critérios para ligação a blogues, páginas pessoais e outros sítios: terem conteúdos diversificados, diferentes do habitual (por exemplo, Zoo Poesia) ou, respeitando a "regra da reciprocidade", aqueles que nos visitaram e deixaram mensagem para nós sabermos que nos visitaram.

4 - Na secção "outras línguas e literaturas" a prioridade vai para sítios que divulguem autores em línguas que nós possamos entender. É por isso que, embora eu gostasse muito de ler o Maiakovski em russo ou o Brecht em alemão, como não o consigo fazer, fico-me pelo Shakespeare em inglês, pelos autores que escrevem em galego, ou por alguns argentinos contemporâneos. Isto são apenas exemplos, obviamente...

5 - Julguei também interessante incluir alguns instrumentos de trabalho eventualmente úteis: dicionários, portais, bases de dados, etc. Encontram-se (como seria de esperar) na secção "outros atalhos úteis".

Claro que, em todas estas escolhas, pesa muito o meu gosto pessoal.
Enquanto editor do Debaixo do Bulcão procuro ser o mais abrangente possível.
Mas o que é isso, afinal, alguém me diz?


António Vitorino,



o vosso humílimo editor
quando não lhe dá da alma a dor
e se põe antes a repar
que é melhor que desertar
mas volta sempre à questão
que é fazer a edição
do debaixo do bulcão

4 comentários:

dedazul disse...

caríssimo,

infelizmente não visito o blucão tanto como gostaria (por todas aquelas razões que são certas e sabidas...), mas hoje, que tenho a possibilidade de visitar o mundo virtual, deixo-te um abraço, sim, também ele virtual.
força!
beijinhos
ângela

dedazul disse...

e já sabes que os erros de difitação são a minha marca pessoal...
até já

ângela

Debaixo do Bulcão disse...

seija la ox errps de fikitaçao!

Al Cardoso disse...

So hoje conheci, foi atravez da "Agua Lisa", gostei e virei mais vezes!

Saudacoes d'Algodres.