quinta-feira, abril 02, 2009


Alguns dos nossos sonhos transportam-nos a situações estranhas…
Nos sonhos não somos verdadeiramente nós!

Ao espiritismo não se pode pedir mais do que ele pode dar.
Nem buscar nele outro fim senão o providencial.
O espiritismo destroça os adivinhos, feiticeiros e ledores em busca de qualquer dica.
Quem pensa, que pode levantar a porta do véu desenvolvendo a inteligência, só alarga um círculo de ideias, mas nunca consegue penetrar nas leis da natureza. Há quem prenuncie ideias espirituais e capazes de perturbar as suas capacidades mentais.
Todas as grandes preocupações do espírito podem ocasionar a loucura.
A loucura tem por principio um estado patológico no cérebro; pode desorganizar o cérebro e alterar o raciocínio, com efeito consecutivo de uma predisposição orgânica que nos inerte certas impressões…
O que nos faz perder o juízo sobre a influência mais insignificante (predisposição super-excitante) do mau carácter que se convertera numa ideia fixa, que não passa de uma loucura, ou de uma obsessão: - não procede de nenhuma lesão cerebral, mas de uma subjugação exercida pelo espírito ou por outra enfermidade.
Este malévolo estado começa a estar na moda e abre caminhos nas mais elevadas esferas da sociedade onde as decepções, desgraças, e amores contraditórios, são os seus adversários.
Quando se murmura de desespero, provoca-se a emoção violenta que abreviam as horas os dias e as reflexões, e resigna a uma convicção considerável



Debaixo do Bulcão poezine
Número 35 - Almada, Março 2009

Sem comentários: